Cultura pop e educação em multiplataformas

Docente responsável: Fernanda Castilho

Resumo

O projeto tem como objetivo identificar, analisar e possibilitar a criação de conteúdos multiplataforma de cultura pop voltados à educação. Adotamos uma perspectiva interdisciplinar, articulando campos do conhecimento da comunicação e da educação, em especial a partir do olhar dos estudos culturais, dos estudos de cultura pop (e suas ramificações como estudos de fãs), dos saberes docentes e da didática profissional. Também buscamos incluir as discussões que envolvam os usos da cultura pop como pedagogia e como caminho para discutir temas sensíveis (por ex.:questões de gênero, feminismos, entre outros ativismos) dentro do ecossistema transmidiático.  Segundo Maudlin e Sandlin (2015), da mesma maneira que há diversas formas de descrever o que constitui a cultura pop, existem várias abordagens para compreender sua função pedagógica, tanto dentro como fora da sala de aula. As autoras examinam extensão e profundidade da cultura pop contemporânea, propondo modelos para orientar decisões instrucionais, bem como abordagens críticas para o ensino e aprendizagem, baseadas nas "pedagogias da cultura pop". Desse modo, investigam-se estratégias pedagógicas específicas que integram a cultura pop ao currículo, como a utilização de letras de músicas para discutir temas relevantes, a análise de filmes ou programas de TV para explorar conceitos complexos, o emprego de jogos para aprimorar habilidades, entre outras abordagens criativas e inovadoras (Maudlin e Sandlin, 2015).  Portanto, são bem-vindas discussões e propostas de pesquisa empírica que envolvam a análise de tecnologias contemporâneas na educação e/ou a produção de conteúdos audiovisuais educativos em multiplataforma, seja no âmbito formal (espaços de educação como escolas e faculdades) ou informal (ações socioeducativas de títulos audiovisuais; influencers da educação no YouTube e/ou outras plataformas de mídia social).