Desenvolvimento de Recursos Educacionais (Jogos) Abertos Interativos Multiplataforma

Docentes responsáveis: Delano Medeiros Beder Marilde Terezinha Prado Santos

Resumo

O acesso aberto a recursos educacionais é um requisito essencial para uma educação democrática, de qualidade, sustentável e aberta. Além do acesso, o reuso de recursos educacionais deve ser promovido, considerando que o desenvolvimento desses recursos, em geral, é um processo bastante dispendioso e requer um trabalho conjunto entre especialistas do conteúdo e uma equipe multidisciplinar, sobretudo quando consideramos os recursos educacionais interativos e que integram diferentes mídias e tecnologias. Neste sentido, o desenvolvimento e o compartilhamento dos denominados Recursos Educacionais Abertos (REA) - que são recursos de acesso aberto que podem ser revisados, customizados, reutilizados e redistribuídos – deve ser amplamente promovido e apoiado. Os jogos educacionais têm ganhado grande destaque como recursos de apoio aos processos educacionais, por estarem mais alinhados com os estilos de aprendizagem das gerações que nasceram e cresceram imersas nas tecnologias digitais.

Nesse contexto, esse projeto de pesquisa é proposto: o estudo exploratório sobre a concepção e o desenvolvimento de jogos educacionais abertos multiplataforma (web, mobile e desktop). Em específico, esse projeto de pesquisa objetiva a possibilidade da incorporação de modelos de jogos na plataforma REMAR (link externo) que visa favorecer o reuso efetivo de jogos educacionais abertos, viabilizando não apenas o uso/reuso/redistribuição, mas também a adaptação desses recursos para atender necessidades de diferentes professores, em diferentes contextos. Nesse sentido, esse projeto de pesquisa pretende contribuir para uma mudança de cultura, promovendo o reuso efetivo de jogos educacionais abertos multiplataforma, viabilizando não apenas o uso/reuso/redistribuição, mas também a adaptação desses recursos para atender necessidades de diferentes professores, em diferentes contextos.

Os seguintes seriam alguns exemplos de temas a serem explorados por subprojetos de estudantes de pós-graduação do PPGCM:

  • Concepção e desenvolvimento de jogos educacionais abertos
  • Estudo exploratório da tecnologia de realidade aumentada no desenvolvimento de jogos educacionais abertos
  • Concepção e validação de um conjunto de recomendações que visa apoiar o desenvolvimento de jogos educacionais abertos

Linhas possíveis de Financiamento: FAPESP (ProEduca), CAPES entre outros . Espaços de atuação: escolas, instituições de ensino, comunidades on-line, etc.