Memórias do Futuro: Design Especulativo na Projeção de Futuros Sustentáveis
Docente responsável: Letícia Ferreira de Souza
Resumo
Observar o passado e o futuro e buscar em suas interseções entendimentos mais complexos sobre o primeiro e projeções mais criativas sobre o segundo é um método muito utilizado no contexto dos estudos de mídia. Por exemplo, no livro “When Old Technologies Were New,” (Quando Velhas Tecnologias eram Novas, em tradução livre) de Caroyln Mavin, a autora se transporta ao passado e imagina um tempo no qual tecnologias hoje obsoletas eram emergentes, entendendo com profundidade as condições de seus desenvolvimentos, assim os impactos sociais, ambientais e econômicos que elas causaram. Memórias do Futuro se propõe a fazer essa mudança temporal ao contrário: se transportar para o futuro para imaginar um cenário em que desejadas mudanças ambientais já se concretizaram. Dessa forma, usaremos o design especulativo para imaginar como é essa sociedade na qual alcançamos objetivos de sustentabilidade e regeneração do meio ambiente, e assim imaginar novas formas de como podemos chegar lá, partindo de hoje.
Para tanto, o projeto de pesquisa usará métodos de design especulativo, reunindo alunos e pesquisadores de diferentes campos do conhecimento para explorar as possibilidades de futuros sustentáveis, com foco nas relações entre seres humanos, meio ambiente e tecnologia. Essas experiências de especulação e imaginação serão expressadas em diversas plataformas, como instalações, experiências interativas, vídeos, projeções e performances, as quais serão exibidas juntas, ao final do projeto.
O projeto visa engajar alunos do PPGPCM como participantes do projeto de forma geral, e também como atores para construir parcerias com outros departamentos da UFSCar e setores da sociedade civil, oferecendo aos alunos experiências de produção em multiplataformas e de construção de parcerias.
Possíveis linhas de financiamento são editais de agências de financiamento de cultura e pesquisa, como FAPESP, CAPES, e CNPQ.