Professor do Mestrado Profissional fala sobre IA no audiovisual em matéria do O Globo

Em matéria publicada no O Globo a respeito do uso de Inteligência Artificial no audiovisual, João Massarolo, docente do PPGPCM, comenta que a IA já está presente no dia a dia do consumidor de plataformas de streaming.

Captura de tela do matéria do site do O Globo, ilustrada com uma imagem  gerada por IA composta por mútiplas telas flutuantes

Em matéria publicada n’O Globo (link externo) a respeito do uso de Inteligência Artificial no audiovisual, João Massarolo, docente do PPGPCM, comenta que a IA já está presente no dia a dia do consumidor de plataformas de streaming, e completa: “Há uma revolução acontecendo inclusive na TV aberta, onde você tem uma curadoria algorítmica acontecendo durante a programação”. Massarolo continua: “Hoje, a tecnologia colhe tantos dados que é possível mudar o desenrolar de um programa quase em tempo real”.

Também são citados exemplos de uso da IA para criar ou modificar imagens, sons e textos, como a propaganda que reuniu as cantoras Maria Rita e Elis Regina, e o último filme de Indiana Jones que rejuvenesceu o ator Harrison Ford.

A matéria discute sobre como a IA pode ser uma ferramenta auxiliar para o audiovisual, mas não substitui a criatividade e a expressão humana, e que é preciso debater e definir os limites e as responsabilidades do seu uso, sem perder de vista as oportunidades que ela traz para o setor audiovisual.

Clique aqui para conferir o texto na íntegra no site do Globo (link externo)