Imagem (in)fluxo: Processo de investigação sobre as potências audiovisuais das imagens fixas.

Docente responsável: Eliane Coster

Resumo

Com o advento dos programas de manipulação e criação de imagens digitais, a velha oposição entre fotografia fixa e imagem em movimento entra em crise. Na esteira dessa crise, noções tais como “real” e “ficcional” também passam a ser problematizadas, uma vez que a criação ficcional/computacional desmonta o lugar da imagem indicial como representante do verdadeiro e institui a verossimilhança como horizonte de verdade. Essa mudança ontológica, porém, tem profundas consequências políticas e sociais. O que muda agora é menos o modo de produção, e mais o grau de dissimulação ou evidenciação dos procedimentos. Este projeto de pesquisa investiga essa mudança especialmente para a relação temporal entre a imagem fixa e a imagem em movimento. A impressão de movimento na imagem fixa fotográfica sempre existiu, bem como experiências de fixidez também permearam o cinema desde seus primórdios. Interessa para nós os foto filmes de todos os formatos, imagens híbridas entre a fixidez e o movimento, bem como imagens em movimento que criam formas fixas. Os alunos farão tanto pesquisa quanto criação de obras experimentais sobre interações entre imagens fixas e imagens em movimento para exibição em festivais, museus, exposições etc., conjuntamente com reflexões acerca dos processos de produção das obras.