Estrutura Curricular

O Mestrado​ Profissional em Produção de Conteúdo Multiplataforma deverá ser concluído em 24 (vinte e quatro) meses, sendo no mínimo, em 12 (doze) meses, e, no máximo em 30 (trinta) meses, incluindo a defesa do TCC, contados a partir da matrícula.

Será considerado aprovado o pós-graduando que integralizar 100 (cem) créditos, sendo 40 (quarenta) créditos de disciplinas e 60 (sessenta) créditos pela conclusão e aprovação do TCC. 

Cada disciplina ofertada pelo PPGPCM tem equivalência de 8 créditos, com uma média de 12 encontros. Disciplinas de atividades de Grupos de Pesquisa possuem 4 créditos, com local e horário a ser definido pelos docentes responsáveis pelo grupo.

Os créditos em disciplinas devem ser concluídos no prazo máximo de 20 meses a partir da data da matrícula. O pós-graduando pode cumprir até 40% dos créditos em disciplinas oferecidas por outros Programas de Pós-Graduação.

Ofertas de Disciplinas 2024/2

Previsão de início das aulas: 29/08/2024

Tópicos em Entretenimento Audiovisual Multiplataformas (PCM 003 - 8 créditos)

Docentes: Prof. Dr. João Carlos Massarolo, Prof. Dr. Delano Medeiros Beder, Profa. Dra. Fernanda castilho
Quintas-feiras, das 14h às 18h
Local: Auditório DEd (Térreo do prédio do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH)

Objetivos: 1. Introdução de referencial conceitual da narrativa transmídia para a produção de conteúdo multiplataforma; 2. Explorar as políticas de engajamento e de participação ativa do público; 3. Analisar as plataformas de mídia a partir de uma perspectiva multifacetada; 4. Discussão e análise do uso da Inteligência Artificial na produção audiovisual sustentável; 5. Criar e desenvolver projetos com base nos conceitos e aspectos práticos estudados, observando sua aplicabilidade no mercado audiovisual.

Ementa: Estudos de narrativa transmídia e sua aplicação no desenvolvimento de projetos de entretenimento multiplataformas; Implementação de políticas de engajamento e de participação ativa do público; Análises das plataformas de mídia a partir de uma perspectiva multifacetada, sobre processos de criação e produção de conteúdo para dispositivos móveis e serviços de distribuição de conteúdo sob demanda e/ou em streaming. Discussões sobre a fragmentação atual dos modelos de negócios no contexto dos processos de plataformização e sustentabilidade audiovisual, com ênfase no uso da Inteligência Artificial em produções para o cinema e a televisão brasileira.


Tópicos em Dramaturgia Audiovisual (PCM 001 - 8 créditos)

Docente: Prof. Dr. Rubens Arnaldo Rewald
Sextas-feiras, das 14h às 18h
Local: Online (Google Meet)

Objetivos: O conceito de dramaturgia audiovisual está intrinsecamente ligado à ideia da escrita de um roteiro, um texto escrito para ser filmado ou encenado. No entanto, a dramaturgia audiovisual tem domínios e implicações que transcendem o corpo de um roteiro. Ela compreende toda a organização dramática que articula a realização de um filme. Por vezes é transcrita num papel em forma de um roteiro, mas nem sempre. No entanto, mesmo não concretizada de forma material num texto, ela está sempre presente, invisível, organizando o processo. A disciplina em questão irá analisar e discutir as diversas estratégias dramatúrgicas que diferentes cineastas empreenderam na construção de seus filmes. Trata-se de uma discussão fundamental para se compreender os amplos domínios da dramaturgia audiovisual. a partir desta discussão haverá a criação de projetos por parte dos alunos.

Ementa: Estudos de dramaturgia audiovisual. Estágios do processo de roteirização. Dramaturgia
cinematográfica e seriada televisiva. Personagens: criação, desenvolvimento e função na narrativa.
Enredo: estrutura, ritmo e pontos de virada. Tempo e espaço na narrativa audiovisual. Elaboração de projetos ficcionais multiplataformas, especialmente para cinema e televisão.


Tópicos em Entretenimento Audiovisual Multiplataformas (PCM 004 - 8 créditos)

Docentes: Prof. Dr. Dario Mesquita, Profa. Dra. Fernanda Galera
Sábados, das 9h30 às 12h30
Local: Auditório DEd (Térreo do prédio do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH)

Objetivos: A disciplina busca apresentar e discutir os preceitos sobre a prática na elaboração de projetos multiplataformas. Para tando, são trabalhados conceitos do campo design e da prática transmídia, a fim de compreender o planejamento de experiências multiplataforma como um processo contínuo em construção, aberto para participação do público, no objetivo de constituir uma plataforma para diferentes ações.

Ementa: Prática transmídia. Design Transmídia. Documento de design. Planejamento de desenvolvimento de experiências multiplataformas. Construção de mundo. Capacidade negativa em narrativas. Frameworks para projetos multiplataformas. Metadesign. Percurso e experiência do público. Affordance. Experiências lúdicas e imersivas. Jogos de Realidade Alternada. Gamificação.


Atividades de Grupos de Pesquisa

Local e horário a definir com os docentes.


Estudos em Mídias Interativas em Imagem e Som (PCM 005 - 4 créditos)
Docentes: Prof. Dr. João Carlos Massarolo, Prof. Dr. Dario Mesquita
Ementa: Estudo dos processos de convergência midiática; novas formas de produção seriada audiovisual brasileira para multiplataformas; estudos teóricos e metodológicos sobre as narrativas transmídia; estudos das técnicas de monitoramento em redes sociais; análises das redes discursivas de fãs; estratégias de imersão na construção de mundos ficcionais; cultura participativa e modelagem de negócios no ambiente digital; estudo sobre as dinâmicas dos centros de mídia nacionais e as relações entre diferentes setores produtivos do audiovisual; análises sobre a produção seriada audiovisual brasileira para a TV Paga; estratégias da publicidade pervasiva; estudos sobre mercados de conteúdos multiplataformas (Cinema, TV, Videogames, dispositivos móveis, vídeo on demand - VOD, entre outros); estudos sobre inteligência artificial gerativa no audiovisuais e mídias interativas; plataformização da cultura; produção audiovisual verde.

Processo de Avaliação através do Portfólio

São adotados os seguintes princípios metodológicos no processo de avaliação do desempenhos dos pós-graduandos:

  1. docente como mediador da relação entre estudante e o conhecimento;
  2. promoção e integração dos conteúdos ;
  3.  maximização da autonomia dos estudantes na busca do conhecimento para a criação e o planejamento do produto final e;
  4. Formação ética e inovadora.

Ao ingressar, o mestrando será estimulado a relacionar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas com a sua experiência individual, por meio de dispositivos de aprendizagens e de avaliação compostos de questionamentos das estruturas, saberes, objetivos e estratégias que nortearão a realização do produto final. As discussões sobre o projeto do aluno nas disciplinas cursadas irão resultar em um documento específico.

Esse documento específico será criado ao final das disciplinas para contemplar o portfólio do aluno. Neste sentido, o portfólio não é somente um instrumento de avaliação, mas de acompanhamento sistemático do processo de aprendizagem, criando assim, uma interface de interação e um ambiente de trocas de informação, a partir de práticas metodológicas horizontais e participativas. O portfólio prioriza a cumulatividade do conhecimento e favorece uma postura reflexiva sobre a elaboração do produto final.

A avaliação por portfólio é uma ferramenta que convida o pós-graduando a contar a história de seu trabalho e a se tornar mais reflexivo sobre suas práticas. A adoção desse instrumento avaliativo para articulação entre a teoria e a prática também representa uma abordagem que se contrapõe à concepção dicotômica que compreende a teoria e a prática como campos desarticulados.

Trabalho de Conclusão de Curso/Dissertação

O TCC do Mestrado Profissional consiste na elaboração de uma Dissertação em que os alunos devem demonstrar as suas competências de investigação e a sua capacidade de fazer contributos originais/inovadores no domínio da produção de conteúdo multiplataformas, através de trabalhos de investigação criativos. A Dissertação deverá ser um trabalho original, proposto através de projeto de pesquisa e realizado sob supervisão de um orientador.

As propostas temáticas de projetos de pesquisa podem ser feitas tanto por alunos quanto por instituições parceiras e equipe docente. Nessa última forma de proposição, o corpo docente delineia uma série de propostas junto às instituições parceiras, considerando o aspecto acadêmico e social dos temas levantados, a experiência do corpo docente e o interesse das instituições parceiras.

As propostas de pesquisa podem ser orientados para uma das seguintes modalidades:

  1. Propostas de Pesquisa para Desenvolvimento de Projetos e/ou Processos
    Serão aceitos três tipos de trabalhos: (1) Projetos de Literacia midiática; (2) projeto orientados à pesquisa-ação; (3) projetos de transferência social/cultural.
  2. Pesquisa de Prototipagem de Conteúdo
    Serão aceitos três tipos de trabalhos: (1) Projetos de produção de conteúdo multiplataformas, incluindo o desenvolvimento de roteiros narrativos, (2) Projetos experimentais: mídias imersivas/interativas, (3) Projetos de prototipagem.

A Dissertação deverá conter:

  1. a fundamentação teórico/metodológica da proposta, contendo o referencial teórico-conceitual, objetivos, estado da arte, definição e estudo de público, estratégia de comunicação e sustentabilidade do projeto.;
  2. o relatório técnico do plano de aplicação, que pode consistir no desenvolvimento de um protótipo, manual técnico, ou modelo de negócio, relacionado a um projeto multiplataforma.

No desenvolvimento da Dissertação, serão adotados determinados critérios de avaliação do produto final pela banca julgadora, tais como:

  1. Inovação
  2. Impacto social, viabilidade técnica, financeira e mercadológica
  3. Aspectos estéticos / narrativos
  4. Estratégias de participação
  5. Sustentabilidade Socioambiental