Linhas de Pesquisa

Entretenimento Audiovisual Multiplataforma

Esta linha atua na abordagem teórico-metodológica dos processos de criação e desenvolvimento de conteúdo audiovisual de entretenimento, a partir do emergente campo de estudos das plataformas, considerando as inovações do mercado, as mudanças estruturais de organização do conteúdo, dos formatos, dos modelos de negócio, das políticas públicas e das novas formas de distribuição e circulação de conteúdo nas plataformas. Por isso, os estudos sobre o entretenimento audiovisual multiplataforma privilegiam análises e pesquisas aplicadas sobre a participação dos usuários nos procedimentos empregados na criação de conteúdos para diferentes plataformas (cinema, televisão, videogames, internet, mídias sociais e dispositivos móveis, entre outros). 

A linha contempla análises de metodologias para aplicação nas etapas de criação de documentos de produção (bíblia do projeto, design de protótipos, descrição de métodos e/ou processos de produtos, dentre outros). Além disso, são estudadas estratégias inovadoras de distribuição e circulação audiovisual (filmes, programas televisivos, ficção seriada, streaming de vídeo, entre outros); o estudo de produções audiovisuais multiplataformas; dramaturgia audiovisual; franquias de mídia; propriedade intelectual; design audiovisual; marketing; planos de negócio; coprodução de conteúdo. A linha também contempla análises do mercado e planos de modelagem de negócios dos serviços de plataformas televisivas, entre outras, além da elaboração de projetos audiovisuais para captação de recursos e desenvolvimento de produtos.

Processo Criativo, Tecnologia e Educação

Esta linha atua na pesquisa e no desenvolvimento de projetos experimentais e socioculturais de conteúdos transmídia, criados na intersecção entre arte, comunicação e tecnologia, levando em consideração os processos de plataformização das práticas culturais e a consequente emergência do campo de estudo de plataformas. Esta linha também privilegia os fundamentos teóricos/metodológicos dos letramentos transmídia para a concepção e planejamento de objetos de aprendizagem, além de estudos e análises do impacto social dos processos criativos no sistema educacional brasileiro.

A linha objetiva transmitir competências que permitam ao egresso criar e realizar experimentações nas plataformas educacionais. Para isso, são exploradas as competências transmídia: processos e práticas de ensino e aprendizagem no ambiente multiplataforma, que fazem uso estratégico das mídias sociais. Assim, a linha estabelece uma inter-relação entre criatividade, tecnologia e educação, a partir das mudanças estruturais pelas quais passam a distribuição e a circulação de conteúdo nas plataformas educativas contemporâneas.