Docentes

Entretenimento Audiovisual Multiplataforma

Adriano Soriano Barbuto

Adriano Soriano Barbuto

Graduado em Cinema pela Universidade de São Paulo, Mestre em Imagem e Som pelo PPGIS/UFSCar. Docente do curso de bacharelado em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos, especializado em Direção de Fotografia. Atua na fotografia de curtas, longas, documentários, videoclipes, comerciais, trabalhos para a TV, vídeos institucionais e materiais didáticos para o MEC. Dentre as obras que participou, se destacam os documentários “O Diário de Lidwina” (2019), “Silenciados” (2017) e “Naquela Época e Hoje” (2014) e as ficções Pandemônia (2013) e Doce de Coco.(2008)

E-mail: adrianos.barbuto@gmail.com

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/8722211909200533 (link externo)

Linha de Pesquisa: Entretenimento Audiovisual Multiplataforma

Área de Interesse: Tecnologia Audiovisual; Cinema; Documentário; Fotografia de Cinema e Vídeo.

Dario de Souza Mesquita Júnior

Dario de Souza Mesquita Júnior

Doutor em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (2021), mestrado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos, no Departamento de Artes e Comunicação, atuando junto ao Bacharelado em Imagem e Som, ao Curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas. Entre 2012 e 2013 trabalhou como assistente de produção na empresa iMax Games, trabalhando na equipe de desenvolvimento de jogos digitais para instalações e dispositivos móveis. Tem experiência na área de Comunicação e Transmídia, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos digitais, design, animação, imersão, televisão e interatividade. Também é editor executivo da Revista GEMInIS, membro do GEMInIS - Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som, e do OBITEL - Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva.

E-mail: dario@ufscar.br

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/3971073259949864 (link externo)

Linha de  Pesquisa: Entretenimento Audiovisual Multiplataforma

Projeto em Desenvolvimento: Design Transmídia para Projetos Sociais Multiplataforma

Áreas de Interesse: Design; Transmídia; Narrativas seriadas audiovisuais; Jogos Digitais; Estudos de Mídia.

João Carlos Massarolo

João Carlos Massarolo

Doutorado e mestrado em Cinema pela USP. Professor associado do Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos, desde 1992. Autor do projeto de criação do Curso de Graduação em Imagem e Som, da UFSCar (1996), em que atua como docente, e membro do grupo proponente da criação do Departamento de Artes e Comunicação (DAC), da UFSCar. Também participou do processo de criação do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS), em 2008. É diretor e roteiristas de vários filmes, entre os quais O Quintal dos Guerrilheiros (2005), e São Carlos / 68 (2007), e colaborou para a série jornalista para televisão Sertão Paulista (2008), produzida pela EPTV. Organizou o livro Desafios da Transmídia: processos e poéticas (2018), juntamente com Sérgio Nesteriuk e Lúcia Santaella. Também é editor responsável da Revista GEMInIS, coordenador do Curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas (EAM/UFSCar) e do GEMInIS - Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar. O professor coordena também a atividade de extensão Jornada Internacional GEMInIS (JIG) – Entretenimento Transmídia Multiplataforma, realizada desde 2014 com periodicidade bianual. Com recursos do edital Universal do CNPq, o professor implementou o “Laboratório de pesquisa sobre a produção seriada audiovisual brasileira para plataformas transmídia” (2014 – 2017). Membro integrante da rede de pesquisadores brasileiros reunidos no OBITEL - Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva.

E-mail: massaro@ufscar.br

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/3308336910966465 (link externo)

Linha de  Pesquisa: Entretenimento Audiovisual Multiplataforma

Projeto em Desenvolvimento: Criação e Produção de Conteúdo Audiovisual com Inteligência Artificial

Áreas de Interesse: Dramaturgia Audiovisual Multiplataforma; Direção Cinematográfica; Televisão transmídia; Narrativas multiplataformas; Plataformas de entretenimento audiovisual; Produção de conteúdo sob demanda; Séries e webséries multiplataformas.

Pedro Henrique Varoni de Carvalho

Pedro Henrique Varoni de Carvalho (colaborador)

Doutor e mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos, com pós-doutorado no Departamento de Informação e Cultura da ECA/USP. Foi Diretor Editorial do Projor - Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo e é responsável pela edição do portal do Observatório de Imprensa. Pesquisador das relações entre linguagem, discurso e mídia, com ênfase na cultura brasileira e no jornalismo. Autor dos livros A voz que Canta na Voz que Fala: Poética e Política na Trajetória de Gilberto Gil (2015) e Revista Piauí: acontecimento no arquivo de brasilidade (2014). Atuou durante 26 anos como jornalista em afiliadas da Rede Globo no interior de Minas Gerais e São Paulo, ocupando também o cargo de Diretor de Jornalismo da TV Sergipe e Diretor Geral da EBC- Empresa Brasil de Comunicação. Idealizador e produtor de programas especiais exibidos pelas emissoras Globo, tais como a série "Sertão Paulista" (2008) e "São João da Gente" (2014) e da websérie sobre jornalismo "Cartas na Mesa" (2018), publicada no portal do Observatório de Imprensa. Integrante dos Grupos de Pesquisa Labor e GEMInIS, ambos da Universidade Federal de São Carlos Lider do grupo de pesquisas Tessistura.

E-mail: pedrovaroni@ufscar.br

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/0019513394358070 (link externo)

Linha de  Pesquisa: Entretenimento Audiovisual Multiplataforma

Projeto em Desenvolvimento: Audiovisual e territórios: criação, formação e artesania

Áreas de Interesse: Lingüística; Teoria e Ética do Jornalismo; Televisão; Produção Transmídia; História do Brasil.

Rubens Arnaldo Rewald

Rubens Arnaldo Rewald

Professor Doutor da ECA/USP, na área de Dramaturgia Audiovisual, escreveu e dirigiu os longas-metragens exibidos comercialmente "Super Nada", Prêmio de Melhor Ator no Festival de Gramado 2012, Prêmio Especial do Júri e de Melhor filme na Mostra Novos Rumos no Festival do Rio 2012, Prêmio Fiesp de Melhor Direção e Melhor Ator Coadjuvante, selecionado para vários festivais, como Amiéns, Mar del Plata, Chicago, Pune-India, Montevideo) e "Corpo", co-dirigido com Rossana Foglia, em 2007 (selecionado para vários festivais, como Montreal, Palm Springs, Índia, Rio, São Paulo, Tiradentes, Prêmio de melhor filme estrangeiro no Festival de Los Angeles). Seus mais recentes filmes foram: "Segundo Tempo", que participou do Festival do Rio em 2019 e Festival do Cine Judaico do Uruguai em 2020, onde ganhou o Prêmio de Melhor Filme Latino Americano, "Jair Rodrigues – Deixa que Digam", selecionado para o Festival É Tudo Verdade e "#Eagoraoque", em parceria com Jean-Claude Bernardet. Foi presidente da Associação Paulista de Cineastas (APACI), entre 2011 e 2015. Publicou os livros "Caos Dramaturgia", em 2005 pela Ed. Perspectiva e "A Dança do Fantástico / Autor Espectador", em 2019 pela Ed. Patuá.

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/6271292380324076 (link externo)

Linha de  Pesquisa: Entretenimento Audiovisual Multiplataforma

Projeto em Desenvolvimento: Dramaturgia audiovisual colaborativa e dispositiva

Áreas de Interesse: Roteiro e Direção Cinematográficos; Dramaturgia Audiovisual; Dramaturgia Teatral.

Processo Criativo, Tecnologia e Educação

Delano Medeiros Beder

Delano Medeiros Beder

Atua desde 2005 como docente em universidades públicas. Atualmente é professor associado lotado no Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, Tolerância a Falhas e Informática na Educação, tendo orientado alunos de Mestrado e de Graduação em trabalhos relacionados a essas ênfases. Tem desenvolvido projetos de pesquisa voltados à área de plataformas de computação móvel e jogos digitais (recursos educacionais abertos). Possui perfil tecnológico e tem atuado no desenvolvimento de sistemas de software (alguns com registro no INPI), protótipos e frameworks, além de se dedicar no ensino de Graduação em disciplinas de programação. Por fim, é um dos coordenadores do Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA) da UFSCar que tem desenvolvido alguns projetos de extensão à comunidade.

E-mail: delano@ufscar.br

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/5845245549777383 (link externo)

Linha de  Pesquisa: Processo Criativo, Tecnologia e Educação

Projeto em Desenvolvimento: Desenvolvimento de Recursos Educacionais (Jogos) Abertos Interativos

Áreas de Interesse: Educação a Distância, Jogos Educacionais, Técnicas de Estruturação de Software, Engenharia de Software

Fernanda Castilho

Fernanda Castilho

Pós-doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP, bolsa CNPq). Doutora e Mestre em Comunicação pela Universidade de Coimbra (Portugal) (bolsa Capes exterior). Graduada em Comunicação Social, Jornalismo pela PUC-Campinas. Professora e pesquisadora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Professora convidada do curso Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ex-coordenadora do Grupo de Pesquisa Ficção Seriada da Intercom. Foi pesquisadora do Centro de Estudos de Telenovela da ECA-USP (CETVN) entre 2015 e 2018, no âmbito do pós-doutorado. Participou entre 2008 e 2018 do Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva Obitel internacional (Portugal) e Obitel Brasil (2015-18). É membro do LabArteMídia - ECA/CTR/USP. Trabalhou em projetos em articulação com o mercado, em parceria com a Entidade Reguladora da Comunicação (ERC), o Alto Comissariado para a Imigração e o Desenvolvimento Intercultural (ACIDI) e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Foi indicada, por duas vezes, ao prêmio Luiz Beltrão, da Intercom, na categoria liderança emergente.

E-mail: fernandacasty@gmail.com

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/6930826232431610 (link externo)

Linha de  Pesquisa: Processo Criativo, Tecnologia e Educação

Projeto em Desenvolvimento: Cultura pop e educação em multiplataformas

Áreas de Interesse: Novas Tecnologias; Metodologia de pesquisa; Ficção Televisiva; Relações de Gênero; Mídia e Educação.

Letícia Ferreira de Souza

Letícia Ferreira de Souza (colaboradora)

Professora Adjunta na University of North Texas e artista pesquisadora de experiências multimídia. Doutora em Arte, Tecnologia e Comunicação Emergente pela University of Texas at Dallas (2022). Mestre em Estudos de Mídia pela New School (2016) e Bacharel em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Trabalhou no laboratório criativo LabSynthE por 7 anos, criando de forma colaborativa projetos de arte interativa e participativa ligados à poesia. Foi líder de design de experiência do projeto AIDS Quilt Touch, junto ao qual construiu diversas experiências interativas para digitalizar e ampliar o alcance do projeto AIDS Memorial Quilt. Como artista pesquisadora, seu trabalho é na interseção de arte, tecnologia e criatividade. Especialista em design interativo, interativos públicos e uso de tecnologias inovadoras para narrativas multiplataformas, particularmente utilizando Realidade Aumentada e computação física. Sua prática criativa é interdisciplinar, geralmente culminando em experiências interativas em espaços públicos que convidam participantes a refletir e questionar questões ligadas a memória, tecnologia e sociedade. Apresentou trabalhos em congressos e festivais em diversos lugares do mundo, como Los Angeles, Nova York, Madrid, Aalborg, Portland, Nice.

E-mail: ferreiradesignworks@gmail.com

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8856291428358119 (link externo)

Projeto em Desenvolvimento: Memórias do Futuro: Design Especulativo na Projeção de Futuros Sustentáveis

Linha de Pesquisa: Processo Criativo, Tecnologia e Educação

Áreas de Interesse: Arte interativa, tecnologias emergentes, arte como prática social, design de experiência, estudos de mídias interativas.

Marilde Terezinha Prado Santos

Marilde Terezinha Prado Santos

Professora associada lotada no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia/ Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Ciência com ênfase em Física Computacional pela Universidade de São Paulo (2000). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e Bacharel em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991). Coordenadora do ITI UFSCar (Informação, Tecnologia e Inovação), um Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão formalmente vinculado à UFSCar, criado a partir da parceria entre pesquisadores da universidade e empresas. Exerceu o cargo de Secretária de Educação a Distância da UFSCar entre 2016 e 2021. Foi Coordenadora Geral Universidade Aberta do Brasil UFSCar e Coordenadora UAB Adjunta. É presidente do Conselho Editorial da SEaD UFSCar Editora, desde de 2020. Membro do Conselho Municipal de Educação como representante da UFSCar.

E-mail: marilde@ufscar.br

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/9826026025118073 (link externo)

Linha de  Pesquisa: Processo Criativo, Tecnologia e Educação

Projeto em Desenvolvimento: Desenvolvimento de Recursos Educacionais (Jogos) Abertos Interativos

Áreas de Interesse: Engenharia e aplicações de ontologias crisp e fuzzy, recuperação de informação, mineração de dados, integração de dados e web semântica.