Estrutura Curricular

O Mestrado​ Profissional em Produção de Conteúdo Multiplataforma deverá ser concluído em 24 (vinte e quatro) meses, sendo no mínimo, em 12 (doze) meses, e, no máximo em 30 (trinta) meses, incluindo a defesa do TCC, contados a partir da matrícula.

Será considerado aprovado o pós-graduando que integralizar 100 (cem) créditos, sendo 26 (vinte e seis) créditos de disciplinas e 74 (sessenta e quatro) créditos pela conclusão e aprovação do TCC. 

Disciplinas obrigatórias ofertadas pelo PPGPCM tem equivalência de 8 créditos, com uma média de 12 encontros. Disciplinas optativas e de atividades de Grupos de Pesquisa possuem 5 créditos.

Os créditos em disciplinas devem ser concluídos no prazo máximo de 20 (vinte) meses a partir da data da matrícula, sendo 16 (dezesseis) créditos de obrigatórias e 10 (dez) créditos de optativas. O pós-graduando pode cumprir até 40% dos créditos em disciplinas oferecidas por outros Programas de Pós-Graduação.

Processo de Avaliação através do Portfólio

São adotados os seguintes princípios metodológicos no processo de avaliação do desempenhos dos pós-graduandos:

  1. docente como mediador da relação entre estudante e o conhecimento;
  2. promoção e integração dos conteúdos ;
  3.  maximização da autonomia dos estudantes na busca do conhecimento para a criação e o planejamento do produto final e;
  4. Formação ética e inovadora.

Ao ingressar, o mestrando será estimulado a relacionar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas com a sua experiência individual, por meio de dispositivos de aprendizagens e de avaliação compostos de questionamentos das estruturas, saberes, objetivos e estratégias que nortearão a realização do produto final. As discussões sobre o projeto do aluno nas disciplinas cursadas irão resultar em um documento específico.

Esse documento específico será criado ao final das disciplinas para contemplar o portfólio do aluno. Neste sentido, o portfólio não é somente um instrumento de avaliação, mas de acompanhamento sistemático do processo de aprendizagem, criando assim, uma interface de interação e um ambiente de trocas de informação, a partir de práticas metodológicas horizontais e participativas. O portfólio prioriza a cumulatividade do conhecimento e favorece uma postura reflexiva sobre a elaboração do produto final.

A avaliação por portfólio é uma ferramenta que convida o pós-graduando a contar a história de seu trabalho e a se tornar mais reflexivo sobre suas práticas. A adoção desse instrumento avaliativo para articulação entre a teoria e a prática também representa uma abordagem que se contrapõe à concepção dicotômica que compreende a teoria e a prática como campos desarticulados.

Trabalho de Conclusão de Curso/Dissertação

O TCC do Mestrado Profissional consiste na elaboração de uma Dissertação em que os alunos devem demonstrar as suas competências de investigação e a sua capacidade de fazer contributos originais/inovadores no domínio da produção de conteúdo multiplataformas, através de trabalhos de investigação criativos. A Dissertação deverá ser um trabalho original, proposto através de projeto de pesquisa e realizado sob supervisão de um orientador.

As propostas temáticas de projetos de pesquisa podem ser feitas tanto por alunos quanto por instituições parceiras e equipe docente. Nessa última forma de proposição, o corpo docente delineia uma série de propostas junto às instituições parceiras, considerando o aspecto acadêmico e social dos temas levantados, a experiência do corpo docente e o interesse das instituições parceiras.

As propostas de pesquisa podem ser orientados para uma das seguintes modalidades:

  1. Propostas de Pesquisa para Desenvolvimento de Projetos e/ou Processos
    Serão aceitos três tipos de trabalhos: (1) Projetos de Literacia midiática; (2) projeto orientados à pesquisa-ação; (3) projetos de transferência social/cultural.
  2. Pesquisa de Prototipagem de Conteúdo
    Serão aceitos três tipos de trabalhos: (1) Projetos de produção de conteúdo multiplataformas, incluindo o desenvolvimento de roteiros narrativos, (2) Projetos experimentais: mídias imersivas/interativas, (3) Projetos de prototipagem.

A Dissertação deverá conter:

  1. a fundamentação teórico/metodológica da proposta, contendo o referencial teórico-conceitual, objetivos, estado da arte, definição e estudo de público, estratégia de comunicação e sustentabilidade do projeto.;
  2. o relatório técnico do plano de aplicação, que pode consistir no desenvolvimento de um protótipo, manual técnico, ou modelo de negócio, relacionado a um projeto multiplataforma.

No desenvolvimento da Dissertação, serão adotados determinados critérios de avaliação do produto final pela banca julgadora, tais como:

  1. Inovação
  2. Impacto social, viabilidade técnica, financeira e mercadológica
  3. Aspectos estéticos / narrativos
  4. Estratégias de participação
  5. Sustentabilidade Socioambiental